Roadmap para Certificações em Segurança da Informação

 

Roadmap para Certificações em Segurança da Informação - Clavis e EXIN
Saiba como organizar seus estudos conhecendo nosso Roadmap para Certificações em Segurança da Informação

 

A Clavis Segurança da Informação divulgou seu novo Roadmap para Certificações em Segurança da Informação atualizado para 2020. Com a nova configuração, a Clavis visa entregar ainda mais valor aos profissionais de segurança através da Academia Clavis.

Novos cursos foram adicionados ao Roadmap, todos na modalidade EaD (Ensino à Distância) e homologados pela EXIN. Foram adicionados os cursos oficiais EXIN PDPE - Privacy & Data Protection Essentials, EXIN PDPF - Privacy & Data Protection Foundation e EXIN PDPP - Privacy & Data Protection Practitioner, sendo os dois últimos pré-requisitos para obter a certificação de Data Protection Officer (DPO). Veja abaixo os detalhes de cada trilha de certificação e assista aos cursos no formato EaD.

Gestor de Segurança da Informação

Formação em Forense Computacional

Data Protection Officer - DPO

Formação em Desenvolvimento Seguro

Formação em Teste de Invasão

Passo inicial

O curso EXIN Information Security Foundation (ISFS) se tornou o primeiro passo para seguir qualquer uma das trilhas de formação. O curso também é o ponto de partida para os certificados Information Security Management Professional e Information Security Management Expert e é voltado para qualquer colaborador que trabalha com informações sensíveis nas organizações – desde o pessoal administrativo até o CEO. No ISFS são tratados temas como Informação e Segurança, Ameaças e Riscos, Abordagem e Organização e diferentes Medidas de Segurança, além de Legislação e Regulamentação.

O passo inicial prossegue com o já conhecido curso Security+ 601, voltado para os profissionais da área de Segurança da Informação. O Security+ aborda conceitos básicos de Segurança da Informação, tais como: Segurança de Redes, Conformidade e Segurança Operacional, Ameaças e Vulnerabilidades, Segurança de Aplicações, Dados e Estações, Controle de Acesso e Gerência de Identidade, e Criptografia.

Assim, garantimos que os candidatos não estarão somente aptos a aplicar os conhecimentos de conceitos, ferramentas e procedimentos de segurança para reagir a incidentes de segurança, como também estarão aptos a antecipar riscos de segurança, sendo capazes de tomar medidas proativas.

Gestor de Segurança da Informação

Para quem pretende seguir a área de Gestão em Segurança da Informação, os próximos passos após a Security+ 601 são fazer os cursos oficiais EXIN Privacy & Data Protection Foundation e EXIN Privacy & Data Protection Professional. Estas formações buscam explicar melhor os conceitos das leis de privacidade e proteção de dados aplicadas no mundo, como a GDPR aplicada na Europa e a LGPD, que irá entrar em vigência no Brasil.

Formação em Forense Computacional

Interessados em atuar na área Forense Computacional têm à disposição a trilha Formação em Forense Computacional, composta por três treinamentos: Análise Forense de Sistemas EAD, Análise Forense de Redes EADAnálise Forense de Malware EAD.

Forense computacional é simplesmente a aplicação de investigações cibernéticas e técnicas de análises com o fim de determinar a evidência legal. A evidência pode ser classificada dentro de uma ampla gama de crimes digitais, incluindo, dentre outros, o roubo de segredos comerciais, espionagem corporativa, destruição ou uso indevido de propriedade intelectual, sabotagem, fraude e mau uso de programas e sistemas.

Data Protection Officer - DPO

Para os interessados na área de Privacidade e Proteção de Dados, antes mesmo de cursar o EXIN Information Security Foundation (ISFS), é interessante fazer o curso EXIN PDPE - Privacy and Data Protection Essentials, ele fornece uma base forte no quesito da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Depois dessas etapas é necessário fazer os cursos EXIN PDPF - Privacy & Data Protection Foundation e EXIN PDPP - Privacy & Data Protection Professional.

Estas formações buscam explicar melhor os conceitos das leis de privacidade e proteção de dados aplicadas no mundo, como a GDPR aplicada na Europa e a LGPD, que irá entrar em vigência no Brasil.

Formação em Desenvolvimento Seguro

A última trilha é voltada para os interessados em seguir a área de Desenvolvimento Seguro e baseada no Curso Oficial EXIN Secure Programming Foundation. A formação busca estimular a tomada de medidas preventivas de segurança com o desenvolvimento de aplicações seguras. Os programadores devem compreender os aspectos de segurança do software que estão construindo para terem um programa seguro e, consequentemente, adquirindo a satisfação do cliente. Entre os tópicos desenvolvidos no curso estão: Conceitos Básicos de Segurança, Gerenciamento de Sessão e Autenticação, Criptografia, entre outros.

Formação em Teste de Invasão

Seguindo a trilha de Teste de Invasão, temos a Formação em Teste de Invasão composta pelos treinamentos do passo inicial e mais dois: Curso EXIN Ethical Hacking Foundation e PenTest+ EAD e Teste de Invasão em Redes Sem Fio EAD. É importante destacar que o Curso Oficial EXIN Ethical Hacking Foundation e PenTest+ é homologado pela EXIN e preparatório para os exames de certificação de mesmo nome.

Boas aulas e excelente prova para certificação!

 

Assista gratuitamente o Webinar #42 – Como Obter a Certificação EXIN Data Protection Officer - DPO, realizado pela Clavis Segurança da Informação

 
 

Ouça gratuitamente o SegInfoCast #68 - Procuram-se DPO's no Brasil, realizado pela Clavis Segurança da Informação

 

 
 

Atendimento Clavis

Entre em contato conosco agora e solicite um orçamento personalizado para sua demanda.