Instrutores da Academia Clavis Segurança da Informação

4 de agosto de 2012

Davidson Rodrigo Boccardo

Sobre o Instrutor: Davidson Rodrigo Boccardo é Bacharel em Ciência da Computação (2004) e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Parte de seu doutorado e do desenvolvimento de sua tese foi na Universidade de Louisiana (UL) nos Estados Unidos onde desenvolveu pesquisas no Laboratório de Investigação de Software, laboratório especializado em análise de malwares. Atualmente é pesquisador do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, e tem atuado nos seguintes temas: engenharia reversa, análise de malware, proteção de software e metrologia.

Henrique Ribeiro dos Santos Soares

Sobre o Instrutor: Henrique Ribeiro dos Santos Soares graduou-se Bacharel em Ciência da Computação (2010) e Mestre em Informática na área de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (2012) pela UFRJ. Participou do Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança (GRIS-DCC-UFRJ), onde atuou na área de resposta a incidentes e auditorias. Atuou como professor de Segurança em Redes sem Fio no curso de pós-graduação Gerência de Redes de Computadores e Tecnologia Internet do Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (MOT-iNCE-UFRJ) e nos cursos de graduação Redes sem Fio do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (DCC-IM-UFRJ) e do Departamento de Sistemas de Informação da Universidade do Grande Rio (DSI-ECT-UNIGRANRIO). Atualmente atua como analista de segurança na equipe técnica da Clavis Segurança da Informação, participando de projetos de Teste de Invasão em redes, sistemas e aplicações web.

Tem especial interesse nas seguintes áreas:

  • Detecção e resposta a incidentes de segurança;
  • Testes de invasão e auditorias de redes, sistemas e aplicações;
  • Redes de comunicação sem fio;
  • Sistemas Operacionais UNIX-like;
  • Software livre.

Filipe Villar

Sobre o Instrutor: Diretor Comercial da Clavis Segurança da Informação. Profissional da área de Segurança da Informação desde 2006, acumula diversas experiências desde a implementação de sistemas criptográficos até a implementação de sistemas de gestão de Segurança da Informação (SGSI). Atuou como responsável técnico em diversos projetos de GRC, foi responsável pelas atividades de auditoria interna em TI e Segurança da Informação na Seguradora Líder, recentemente atuava como coordenador de Segurança da Informação na ANS – Agência Nacional de Saúde Suplementar.

Como orador, já apresentou mais de 40 palestras diferentes para os mais variados públicos em diversas ocasiões. É um dos colunistas do blog SegInfo e participou de alguns projetos da CSA (Cloud Security Alliance) como do grupo de trabalho de tradução da versão 2.1 do Guia de Adoção de Computação em Nuvem e foi coautor do Guia para Adoção de Computação em Nuvem. Possui algumas certificações de mercado como ITIL Foundation (Exin), CobiT 4.1 (ISACA), Security+ (CompTIA) e Auditor Líder ISO 27001 (BSi).

Possui como áreas de interesse assuntos relacionados à GRC, auditoria de segurança e continuidade de negócios.

Fernando Fonseca

Sobre o Instrutor: Fernando Fonseca é analista/programador desde 1985. Graduou-se em processamento de dados pela FUMEC-MG em 1996, e pós graduou-se em Multimídia e Internet (UFES 2000), Segurança da Informação (UNIRIO 2005), Administração de Redes Linux (UFLA 2006) e Strategic Management (La Verne University  2006) além de certificar-se por diversos institutos, como o ISC2 (CISSP, CISSP-ISSAP), EC-Council (CHFI, CEI), CompTIA (Security+), Microsoft (MCT, MCSE Security), Exin (ISFS, ISMAS), Access Data (ACE), Módulo MCSO, etc.

Fernando atua como instrutor desde 1993, quando ministrava cursos de DOS, Wordstar, Lotus 123 e Dbase no SENAC-MG, e durante todas as funções que exerceu em sua carreira continuou a ministrar treinamentos sobre as tecnologias que trabalhava (Microsoft, Unicenter TNG, Redes, Segurança da Informação e computação forense). Atua também como professor universitário desde 2004, tendo trabalhado nos cursos de graduação e pós-graduação na Universidade Anhembi-Morumbi, UNIP, Faculdade Impacta de Tecnologia, Escola Paulista de Direito e UNI-BH.

Na Microsoft, atuou como Test Engineer, e Consultor de segurança da Informação, onde foi responsável pelo conteúdo dos programas Academia de Segurança da Informação, Technet Security Experience e do Fast Start Security. Atuou também como Gerente de conteúdo da Módulo Security Solutions , Coordenador de treinamentos na Techbiz Forense Digital.

Dentro da comunidade de segurança, atuou como Diretor de Comunicação do ISSA Brasil Chapter entre 2006 e 2010, e como Vice-presidente entre 2010 a 2012, Sendo o único brasileiro a receber o título de Senior Member pela ISSA International.

Tem especial interesse nas áreas de:

  • Criptografia
  • Conformidade com ISO 27001 e PCI DSS
  • Continuidade de Negócios
  • Cloud Computing
  • Forense Digital

Nelson Murilo

Sobre o Instrutor: Nelson Murilo é consultor de segurança desde 1992. Ministra cursos sobre segurança de redes para grandes empresas nacionais, internacionais, órgãos de segurança federais e militares. Responsável pela elaboração de políticas de segurança em órgãos governamentais, realiza testes de vulnerabilidade e investigação forense em bancos, financeiras, empresas aéreas e órgãos federais. É autor de ferramentas de segurança, como a chkrootkit e beholder, disponíveis gratuitamente. Autor dos livros Segurança Nacional e Segurança em redes sem fio. Na Academia Clavis é instrutor do curso Teste de Invasão em Redes sem Fio EAD.

Oscar Castro

Sobre o Instrutor: Formado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pós-graduação em Gerência de Redes pela mesma universidade. Faz parte da equipe que gerencia o backbone da UFRJ. É instrutor CCAI na Academia de Redes de Cisco System. Ministra aulas como professor convidado na pós-graduação PGTIAE/NCE/UFRJ. Atua na área de treinamento em segurança de redes corporativas no setor público e privado. Tem longa experiência na área de projetos e implementação de redes LAN, Campi e Metropolitanas assim como na área de redes wireless. Na Academia Clavis é instrutor do curso Linux Essentials EAD.

Rafael Soares Ferreira

Sobre o Instrutor: Rafael Soares Ferreira é Sócio Diretor Técnico do Grupo Clavis Segurança da Informação. Profissional atuante nas áreas de testes de invasão e auditorias de rede, sistemas e aplicações, e de detecção e resposta a incidentes de segurança. Já prestou serviços e ministrou cursos e palestras sobre segurança da informação para grandes empresas nacionais, internacionais, órgãos públicos e militares, assim como em diversos eventos, entre eles: GTS – Grupo de Trabalho em Segurança de Redes do cgi.br, CNASI – Congresso de Segurança da Informação, Auditoria e Governança TIC, FISL – Fórum Internacional de Software Livre, OWASP Day, Bhack Conference, SegInfo – Workshop de Segurança da Informação, Bsides SP, entre outros. Na Academia Clavis é instrutor dos seguintes cursos: Certified Ethical Hacker (CEH), Teste de Invasão em Redes e Sistemas, Auditoria de Segurança em Aplicações Web, Análise Forense Computacional, Teste de Invasão em Redes e Sistemas EAD, Auditoria de Segurança em Aplicações Web EAD e Análise Forense Computacional EAD. Possui as certificações CEH v8 (Certified Ethical Hacker), ECSA v4 (EC-Council Certified Security Analyst), CHFI v8 (Computer Hacking Forensic Investigator), CompTia Security+, SANS SSP-CNSA (Stay Sharp Program – Computer and Network Security Awareness) e ENSA v4.1 (EC-Council Network Security Administrator).

Tem especial interesse nas seguintes áreas:

  • Análise forense computacional;

  • Detecção e resposta a incidentes de segurança;

  • Testes de invasão e auditorias de rede, sistemas e aplicações.

Raphael Machado

Raphael Machado graduou-se em Ciência da Computação (2005) pela UFRJ, onde concluiu seu mestrado em Matemática Aplicada (2006) e seu doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação na COPPE/UFRJ (2010). Foi um dos fundadores do Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança da UFRJ e também sócio-diretor da empresa Clavis Segurança da Informação até 2006. Participou de eventos, como palestrante, em diversos países, como Argentina, Chile, Itália, França, Estados Unidos e Tunísia, além de cidades como Campinas, Salvador, João Pessoa e Gramado. Na Academia Clavis é instrutor do curso Fundamentos de Criptografia.

Seus principais temas de interesse são:

  • Teoria da Computação: complexidade de algoritmos, teoria dos grafos e otimização combinatória.
  • Telecomunicações: redes de comunicação sem fio e rádios cognitivos.
  • Software Embarcado: validação de software embarcado em medidores.
  • Proteção de Software: verificação de integridade/autenticidade de software, ofuscação de código, polimorfismo e watermarking.
  • Metrologia Legal: requisitos de segurança da informação para Metrologia Legal.
  • Smart Grids: cyber-segurança e interoperabilidade.

Ricardo Giorgi

Sobre o Instrutor: Ricardo Giorgi possui 15 anos de experiência na área de Segurança da Informação e 15 anos em TI, tendo experiência em consultoria e em grandes empresas do setor privado incluindo Vivo, EDS, Ernst & Young e no Senac-SP. Possui vastos conhecimentos em Virtualização, ITIL, Cobit, SOX, Finanças, Gestão de Pessoal, Liderança e Motivação de Equipes. Hoje atua como Diretor de Segurança da Informação em uma empresa de consultoria, sendo responsável também por toda a área de Governança Corporativa alinhada a TI. É Mestre em Engenharia de Computação com ênfase em Segurança pela USP e possui MBA pela FASP e FIAP. Além da formação acadêmica possui algumas certificações de mercado como ISO 27001 Lead Auditor, GREM, CGEIT, CISM, CISSP, SSCP, CEH, CompTIA Security+ e MCSO. É coautor do Guia Oficial para Formação de Gestores em Segurança da Informação – Volume 2 da Módulo. Colaborador e autor de artigos sobre segurança na Revista PC Master. Foi premiado no SecMaster 2004 na categoria “Melhor trabalho Acadêmico” com a tese “Metodologia para Avaliação de Segurança de Servidores baseada em Ferramentas de Ataque e Detecção de Vulnerabilidades”. É também professor de MBA e Pós-Graduação na FIAP e instrutor da Módulo na formação MCSO, do Senac, Security Magazine e Palestrante em eventos e empresas tais como, CNASI, Comdex, Unisa, Metodista, Senac, Prodesp, etc.

Ricardo Kléber Martins Galvão

Sobre o Instrutor: Ricardo Kléber Martins Galvão é Bacharel em Ciências da Computação, Mestre em Engenharia Elétrica e Doutorando em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É professor das disciplinas Segurança de Redes e Perícia Forense Computacional do IFRN, ministra aulas como professor convidado em cursos de pós-graduação na área de Computação Forense na UniRN, UnP/RN, Uninorte/AC e Estácio-Atual/RR. Profissional atuante nas áreas de resposta a incidentes de segurança e análise forense computacional desde 1998, tendo atuado como Security Officer da Rede UFRN onde fundou e coordenou o NARIS – Núcleo de Atendimento e Resposta a Incidentes de Segurança, foi diretor de redes do DETRAN/PE e tem ministrado cursos e palestras sobre segurança da informação em diversos eventos, entre eles: SegInfo – Workshop de Segurança da Informação, ICCyber – Conferência Internacional de Perícia em Crimes de Informática, GTS – Grupo de Trabalho em Segurança de Redes do cgi.br, Campus Party (edições SP e PE), SSI – Simpósio de Segurança em Informática (ITA), Hack’nRio, Silver Bullet, DISI-RNP, Fórum de CSIRTs, entre outros. Na Academia Clavis é instrutor dos seguintes cursos: Certified Ethical Hacker (CEH), Análise Forense Computacional, Análise Forense Computacional EAD e Computer Hacking Forensic Investigator (CHFI). Possui as certificações CEH v8 (Certified Ethical Hacker) e CHFI v8 (Computer Hacking Forensic Investigator).

Tony Rodrigues

Sobre o Instrutor: Tony Rodrigues é um profissional certificado CISSP, CFCP, Security+, ACFCP e MCSD com mais de 20 anos de experiência em TI e 8 anos em Gestão de Segurança de Informações, tendo liderado várias investigações, perícias e pesquisas sobre Computação Forense.Tony é Pesquisador-Chefe e Investigador do Octane Labs, um time de pesquisa Open Source em Computação Forense; é também membro da Comissão de Direito Eletrônico e Crimes de Alta Tecnologia da OAB-SP e já palestrou em importantes conferencias internacionais (YSTS, H2HC, WebSecForum, OWASP, ValeSecConf, SegInfo, CNASI). Criou o primeiro treinamento em Computação Forense do Rio de Janeiro, formando peritos em várias organizações incluindo Polícia e Ministério Público. Tony é autor/criador do blog forcomp.blogspot.com, sobre Resposta a Incidentes e Forense Computacional, e também colabora com artigos no blog de Computer Forensics da SANS e para a revista eletrônica Hakin9. Na Academia Clavis é instrutor do curso Anti-Análise Forense Computacional EAD.

Victor Batista Santos

Sobre o Instrutor: Victor Santos, profissional de Segurança da Informação há mais de 7 anos, certificado Security+, MCSO, C|EH, ITIL, COBIT e Auditor Líder 27001. Possui larga experiência na prospeção e implantação de projetos de segurança da informação em empresas públicas e privadas. Foi Sócio-Diretor da Clavis Segurança da Informação e Analista de Segurança Sênior da Nova Prestech.net. Ministrou treinamentos e palestras relacionadas a Segurança da Informação em diversos eventos, entre eles: GTS – Grupo de Trabalho de Segurança de Redes, Workshop de Segurança da Informação – SegInfo, EnCSIRTs – Encontro de CSIRTs Acadêmicos, LatinoWare, Fórum de Software Livre do Rio de Janeiro, FLISOL, Ultra Maratona How To de Software Livre, entre outros. Na academia Clavis é instrutor dos seguintes cursos: Fortalecimento (Hardening) de Servidores Unix/Linux,Proteção de Perímetro de Redes com Software LivreProteção de Perímetro – Sistemas de Monitoramento e Proteção de Perímetro - Sistemas de Detecção e Prevenção de Intrusão.

Tem especial interesse nas seguintes áreas:

  • Gestão de Segurança da Informação;
  • Análise e Avaliação de Risco;
  • Detecção e resposta a incidentes de segurança.

Wagner Elias

Sobre o Instrutor: Wagner Elias é co-fundador e sócio da Conviso Application Security, onde atua como CTO (Chief Technical Officer), responsável pela gestão de pesquisa e desenvolvimento de projetos de consultoria em segurança de aplicações. Tem ampla experiência na condução de projetos em Application Security com projetos desenvolvidos em empresas dos mais diversos segmentos. Fundou o capítulo brasileiro da OWASP (Open Web Application Security Project); ocupou o cargo de diretor de conteúdo na gestão 2006-2008 e de eventos da gestão 2008-2010 do capítulo brasileiro da ISSA (Information System Security Association). Na Academia Clavis é instrutor dos cursosDesenvolvimento Seguro de Aplicações Web EAD e  Segurança de Aplicações no PCI DSS.

Walter Aranha Capanema

Sobre o Instrutor: Walter Aranha Capanema, é advogado, consultor, coordenador do Projeto “Combate ao Spam”, Professor de Direito Administrativo Direito Processual Civil (processo eletrônico), Direito Penal (crimes contra a propriedade imaterial), Metodologia da Pesquisa e Didática da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ); de Direito Público dos Cursos de Pós-Graduação em Direito Público e Direito Imobiliário da Universidade Estácio de Sá (UNESA); de Direito do Estado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e dos Cursos de Direito Eletrônico e Processo Eletrônico da OAB/RJ, da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro (CAARJ) e da Escola Superior da Advocacia (ESA). É Secretário-Geral da 1ª Comissão de Direito e Tecnologia da Informação da OAB-RJ para o biênio 2010-2012, e membro da Comissão dos Crimes de Alta Tecnologia da OAB-SP, onde dirige a Coordenadoria de Crimes contra a Privacidade e a Intimidade. Integra também o capítulo brasileiro da Cloud Security Alliance BR. Na Academia Clavis é instrutor dos cursos Direito para Peritos Forense, Pentesters e Administradores de Redes EAD.

Yuri Diogenes

Sobre o Instrutor: MBA pela FGV, atualmente cursando o Mestrado em CyberSecurity Intelligence e Investigação Forensics pela UTICA College nos Estados Unidos (previsão de conclusão Agosto de 2014), trabalha com tecnologia da informação desde 1994 e é certificado Microsoft desde 1997. Iniciou sua carreira com o DOS 5.0, Windows 3.1 e Novell 3. Na área de tecnologia da informação já atuou como instrutor de cursos oficiais Microsoft (mantém o MCT até os dias de hoje), como Analista de Redes e Gerente de Projetos. Na área acadêmica atuou como Professor do curso de Redes de Computadores da Faculdade Grande Fortaleza (FGF) no ano de 2003 antes da sua mudança para os Estados Unidos. Nos EUA atuou como Analista de Redes para Dell Computers em Round Rock/Texas. Obteve a certificação CompTia Security+ em 2005. Atualmente trabalha como Escritor Senior do time de Windows Server and Cloud Division, onde escreve sobre soluções de computação na nuvem usando o Windows Server 2012. Antes de ingressar neste time, Yuri também trabalhou na Microsoft com: escritor sênior do time de Segurança do Windows, Engenheiro Sênior de Segurança de Escalação para produtos da linha Forefront Edge para o mercado americano e também escalações vindas de outros países. Yuri Diogenes é autor de livros da Microsoft Press e Syngress. Já ministrou palestras no TechEd Brasil, TechEd Europa, TechEd North America e em eventos internos da Microsoft como o TechReady (2009/2010 e 2011). Yuri atualmente possui as certificações CompTIA Security+, CompTIA Cloud Essentials Certified, CompTIA Cloud+, CASP, CompTIA Network+, Microsoft MCITP, MCTS, MCSA/MCSE+Security, MCSE+Internet, MCSA/MCSE+Messaging, ISC2 CISSP, EC|CEH, EC|CSA e é membro da ISSA North Texas. Atualmente Yuri também escreve para o seu blog em inglêshttp://blogs.technet.com/yuridiogenese para o seu blog em Portuguêshttp://yuridiogenes.wordpress.com. Em abril de 2011 Yuri lançou o Livro sobre Security+ (www.securityplusbr.org) onde foi co-autor. Yuri é membro do ISSA Capítulo Fort Worth/Texas e já escreveu diversos artigos para o ISSA Journal. Yuri também é membro da CSA BR e CSA North Texas. Na Academia Clavis é instrutor do curso Curso Oficial CompTIA Security+, Cloud Essentials e colunista do SegInfo. Siga Yuri no Twitter em @yuridiogenes