Instrutores da Academia Clavis Segurança da Informação

4 de agosto de 2012

Alberto Oliveira

Sobre o Instrutor: É consultor de segurança da informação e atua no mercado há mais de 10 anos. Ja realizou diversos projetos envolvendo tecnologias de segurança Symantec, Microsoft e de outros fabricantes . Alberto é MVP em forefront desde 2006 e possui as seguintes certificações: CISSP, CompTIA Security + MCSA/MCSE: Security,MCT,MCTS,MCITP e ITIL. Já realizou diversas palestras pelo Brasil e webcasts Microsoft, sendo palestrante oficial do Teched em três oportunidades, sobre segurança da informação, ISA Server e TMG e contribui nos fóruns técnicos da Microsoft e listas de discussão (MCPdx/MCT Brasil). Foi o revisor técnico do livro Certificação Security+ da prática para o exame SY0-301, dos autores Yuri Diógenes e Daniel Mauser.

Davidson Rodrigo Boccardo

Sobre o Instrutor: Davidson Rodrigo Boccardo é Bacharel em Ciência da Computação (2004) e Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Parte de seu doutorado e do desenvolvimento de sua tese foi na Universidade de Louisiana (UL) nos Estados Unidos onde desenvolveu pesquisas no Laboratório de Investigação de Software, laboratório especializado em análise de malwares. Entre 2010 e 2015 coordenou o projeto “Segurança de Software em Medidores Inteligentes” no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia visando à implantação de técnicas de segurança baseadas em proteção de software, rastreabilidade de software e verificação de integridade para aumentar a confiabilidade desses medidores. Desde 2016, é Diretor do Green Hat Labs do Grupo Clavis Segurança da Informação, laboratório especializado em avaliações de segurança.

Na Academia Clavis é instrutor dos cursos de Forense Computacional, Testes de Invasão e Desenvolvimento Seguro. Possui certificações CHFI (Certified Hacker Forensic Investigator), ISO 27001 Lead Implementer e Secure Programming.

Lucila Maria de Souza Bento

Sobre a Instrutora: Lucila Maria de Souza Bento é doutora em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015), Mestre em Informática também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012) e Tecnóloga em Sistemas de Computação pela Universidade Federal Fluminense (2010). Realizou período de pós-doutoramento na área de Algoritmos e Combinatória do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde desenvolveu pesquisas em Teoria de Grafos e Proteção de Software. Foi Professora Visitante do Programa de Pós-graduação em Informática – na área de Inteligência Artificial – do Instituto de matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Lucila desenvolve pesquisa na área de Algoritmos e Combinatória, com ênfase em Teoria de Grafos, e na área de Proteção de Software com enfoque em marca d’água. Possui interesse em algoritmos e estruturas de dados eficientes.

Nelson Murilo

Sobre o Instrutor: Nelson Murilo é consultor de segurança desde 1992. Ministra cursos sobre segurança de redes para grandes empresas nacionais, internacionais, órgãos de segurança federais e militares. Responsável pela elaboração de políticas de segurança em órgãos governamentais, realiza testes de vulnerabilidade e investigação forense em bancos, financeiras, empresas aéreas e órgãos federais. É autor de ferramentas de segurança, como a chkrootkit e beholder, disponíveis gratuitamente. Autor dos livros Segurança Nacional e Segurança em redes sem fio. Na Academia Clavis é instrutor do curso Teste de Invasão em Redes sem Fio EAD.

Rafael Luiz de Barros

Sobre o Instrutor: Rafael Luiz de Barros é tecnólogo em Gestão de TI, pós-graduado em Gestão de Negócios pelo IBMEC, certificado PMP desde 2012, profissional de segurança da informação desde 2006. Auditor Líder ISO 27001 pela Modulo Security. Instrutor ISO 27001, CoBIT 5 e ITIL V3.  Foi o analista responsável pela auditoria interna de segurança da informação da Contax de 2007 a 2009 e atuou nos planos de ação de diversos produtos, incluindo operações de bancos, cartões de crédito, planos de saúde e telefônicas. Como consultor e gerente de projetos na Cipher S/A atuou em projetos de mapeamento de riscos do programa KM de Vantagens da Ipiranga, em projetos de certificação PCI DSS e em projetos de implantação de tecnologias, incluindo Petrobras, Eletrobrás, MRS e CSN. Atuou também com projetos de Privacy e FATCA na Prudential do Brasil. Áreas de atuação: Gestão de Segurança, Continuidade de Negócios, Gestão de Riscos, Governança de TI e Gestão de Projetos.

Rafael Soares Ferreira

Sobre o Instrutor: Rafael Soares Ferreira é Sócio Diretor Técnico do Grupo Clavis Segurança da Informação. Profissional atuante nas áreas de testes de invasão e auditorias de rede, sistemas e aplicações, e de detecção e resposta a incidentes de segurança. Já prestou serviços e ministrou cursos e palestras sobre segurança da informação para grandes empresas nacionais, internacionais, órgãos públicos e militares, assim como em diversos eventos, entre eles: GTS – Grupo de Trabalho em Segurança de Redes do cgi.br, CNASI – Congresso de Segurança da Informação, Auditoria e Governança TIC, FISL – Fórum Internacional de Software Livre, OWASP Day, Bhack Conference, SegInfo – Workshop de Segurança da Informação, Bsides SP, entre outros. Na Academia Clavis é instrutor dos seguintes cursos: Certified Ethical Hacker (CEH), Teste de Invasão em Redes e Sistemas, Auditoria de Segurança em Aplicações Web, Análise Forense Computacional, Teste de Invasão em Redes e Sistemas EAD, Auditoria de Segurança em Aplicações Web EAD e Análise Forense Computacional EAD. Possui as certificações CEH v8 (Certified Ethical Hacker), ECSA v4 (EC-Council Certified Security Analyst), CHFI v8 (Computer Hacking Forensic Investigator), CompTia Security+, SANS SSP-CNSA (Stay Sharp Program – Computer and Network Security Awareness) e ENSA v4.1 (EC-Council Network Security Administrator).

Tem especial interesse nas seguintes áreas:

  • Análise forense computacional;

  • Detecção e resposta a incidentes de segurança;

  • Testes de invasão e auditorias de rede, sistemas e aplicações.

Raphael Machado

Raphael Machado graduou-se em Ciência da Computação (2005) pela UFRJ, onde concluiu seu mestrado em Matemática Aplicada (2006) e seu doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação na COPPE/UFRJ (2010). Foi um dos fundadores do Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança da UFRJ e também sócio-diretor da empresa Clavis Segurança da Informação até 2006. Participou de eventos, como palestrante, em diversos países, como Argentina, Chile, Itália, França, Estados Unidos e Tunísia, além de cidades como Campinas, Salvador, João Pessoa e Gramado. Na Academia Clavis é instrutor do curso Fundamentos de Criptografia.

Seus principais temas de interesse são:

  • Teoria da Computação: complexidade de algoritmos, teoria dos grafos e otimização combinatória.
  • Telecomunicações: redes de comunicação sem fio e rádios cognitivos.
  • Software Embarcado: validação de software embarcado em medidores.
  • Proteção de Software: verificação de integridade/autenticidade de software, ofuscação de código, polimorfismo e watermarking.
  • Metrologia Legal: requisitos de segurança da informação para Metrologia Legal.
  • Smart Grids: cyber-segurança e interoperabilidade.

Walter Aranha Capanema

Sobre o Instrutor: Walter Aranha Capanema, é advogado, consultor, coordenador do Projeto “Combate ao Spam”, Professor de Direito Administrativo Direito Processual Civil (processo eletrônico), Direito Penal (crimes contra a propriedade imaterial), Metodologia da Pesquisa e Didática da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ); de Direito Público dos Cursos de Pós-Graduação em Direito Público e Direito Imobiliário da Universidade Estácio de Sá (UNESA); de Direito do Estado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e dos Cursos de Direito Eletrônico e Processo Eletrônico da OAB/RJ, da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio de Janeiro (CAARJ) e da Escola Superior da Advocacia (ESA). É Secretário-Geral da 1ª Comissão de Direito e Tecnologia da Informação da OAB-RJ para o biênio 2010-2012, e membro da Comissão dos Crimes de Alta Tecnologia da OAB-SP, onde dirige a Coordenadoria de Crimes contra a Privacidade e a Intimidade. Integra também o capítulo brasileiro da Cloud Security Alliance BR. Na Academia Clavis é instrutor dos cursos Direito para Peritos Forense, Pentesters e Administradores de Redes EAD.

Yuri Diogenes

Sobre o Instrutor: Mestre em Cybersecurity com concentrações em Cyber Intelligence e Forensics Investigation pela UTICA nos Estados Unidos, MBA pela FGV,  Pós Graduado em Gestão de TI pela UFG. Com mais de 20 anos de experiência na área de TI, Yuri atua como Senior Content Developer do time de Mobilidade Empresarial da Microsoft, Professor do curso de Security+ da Clavis Segurança da Informação e Professor do Mestrado Ciência da Segurança da Informação do EC-Council University nos Estados Unidos. Yuri é membro senior do ISSA (Information Security Association) nos Estados Unidos onde escreve artigos técnicos para o ISSA Journal. Yuri possui as certificações CompTIA Security+, CompTIA CSA+, CASP, Network+, Cloud+, Cloud Essentials, Mobiity+, ISC2 CISSP, EC|CEH, EC|CSA, CyberSec First Responder, Microsoft MCITP, MCTS,  MCSA/MCSE+Security, MCSE+Internet, MCSA/MCSE+Messaging. Siga o Yuri no Twitter @yuridiogenes e acompanhe os artigos em Português no blog http://yuridiogenes.wordpress.com. Na Academia Clavis é instrutor do Curso Oficial CompTIA Security+