Clavis em destaque no Jornal O Globo com a matéria: Metade das redes sem fio na Avenida Rio Branco é vulnerável a ataques

3 de dezembro de 2010


A Clavis Segurança da Informação participou nesta terça-feira (30/11/2010) de uma matéria no Jornal O Globo, na coluna Digital & Mídia feita por André Machado. O foco da matéria foi um projeto idealizado pela Clavis realizado em comemoração ao DISI – Dia Internacional da Segurança da Informação, projeto este nomeado de WarDriving Day.

A ação, promovida pelo SEPRORJ, Clavis Segurança da Informação e Green Hat, também contou o apoio do Blog SegInfo. O objetivo do projeto é realizar um estudo a respeito da segurança das redes sem-fio encontradas ao longo de movimentadas avenidas e, nesta primeira edição, foi escolhida a Avenida Rio Branco, centro empresarial da cidade do Rio de Janeiro. Utilizando um carro com duas antenas de alta potência, com capacidade de detectar redes sem fio a alturas de mais 20 andares, foi coletado dados quantitativos de redes e protocolos utilizados.

O resultado apresentou um grande número de redes vulneráveis. Em um período de pouco mais de 3 horas foram dadas 3 voltas na avenida, foram detectadas 3.670 redes sem-fio, das quais 1.836 (50,04%) encontram-se sem qualquer protocolo de segurança e 282 (7,68%) usam o protocolo WEP, que é extremamente vulneŕavel e inseguro. Por outro lado, 1.552 redes (42,28% do total) utilizam a proteção WPA, que é o protocolo recomendado e que deve ser acompanhado de boas práticas para criação da senha a ser utilziada.

Maiores informações serão divulgadas em breve com exclusividade, aqui no Blog SegInfo.

Veja abaixo matéria publicada e produzida com destaque pelo Jornal O Globo, através do Jornalista André Machado. Em breve informações completas sobre o projeto estarão disponíveis em: http://www.wardrivingday.org/
wardrivingday.org

Fotos por: Raul Moreira

ultimas verificacoes antes do inicio do projeto

Últimas verificações antes do início do projeto

carro do war driving day avanca pela avenida rio branco

Carro do War Driving Day avança pela Avenida Rio Branco

clavis e seprorj

Da esquerda para a direita: Rafael Soares Ferreira (Diretor de Tecnologia da Clavis), Bruno Salgado(Diretor Executivo da Clavis), Benito Paret (Presidente do SEPRORJ) e Alberto Blois (Diretor do SEPRORJ) em foto na esquina da Avenida Rio Branco e Presidente Vargas.

carro do war driving day avanca pela avenida rio branco-2

Carro do War Driving Day na Avenida Rio Branco.